Sociedade do Instagram


É fato de que estamos vivendo em um mundo cada vez mais interligado e conectado, onde interagir com alguém do outro lado do mundo se torna questão de alguns cliques. Mas até que ponto as mídias sociais nos influenciam de uma maneira saudável?


A história das redes sociais começa por volta de 1995, quando o norte-americano Randy Conrads criou uma ferramenta chamada ClassMates, com o objetivo de ajudar os membros a encontrar amigos e conhecidos da escola ou faculdade.

A partir de então nos anos seguintes foram surgindo outras que cada vez mais se pareciam com o modelo que conhecemos hoje, com opções de envio de mensagens, publicação em murais e a possibilidade de adicionar contatos.

É fácil notar o quanto as redes sociais podem ser ótimas ferramentas, e a tamanha importância que adquiriram na sociedade atual, proporcionando diversas facilidades. Mas é benéfico acreditar fielmente nos estilos de vida que as pessoas apresentam ali?
 Definitivamente não.

Referindo-me mais especificamente ao Instagram, já que ele tem como objetivo principal o compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários, e onde quase todos aparentam ter uma vida perfeita e desproporcionalmente diferente da sua rotina diária. Tal percepção pode levar a uma enorme frustração. E certamente, você só acha a sua vida tão entediante assim pois a vive 24 horas por dia, sem filtro e sem edições.

A questão é que para fazermos bom uso das redes sociais devemos ser cautelosos e olhar para as fotos e publicações que vemos ali com uma visão menos sonhadora e utópica, pois a realidade apresentada não é um reflexo real do cotidiano das pessoas.

Não podemos continuar como uma geração refém dos likes e comentários, obcecada pela rotina alheia, e extremamente apegada ao celular, deixando a vida real em segundo plano pra fazer das redes sociais a sua realidade. Como já mencionado acima, elas podem ser uma facilidade enorme, desde que saibamos usar, e que proporcionem uma experiência positiva.

Comentários

  1. Muito bom! Afinal a internet e as redes sociais é muito importatnt. O que seriamos de nós sem ela atualmente? rsrs nada né!

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante, e ja ninguem consegue viver sem as redes sociais é bastante importante para o dia-a-dia, o post é fantstico

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu post. Esses dias uma blogueira que eu sigo falou nos Stories que postou uma foto mega photoshopada, super retocada no Facetune e choveu like e comentário na foto, ao passo que nas outras, que ela postava o mais naturalmente possivel, com os detalhes reais da make ou do look, não tiveram tantos likes assim. Fiquei chocada quando ouvi isso e me bateu a real: eu tambem faço isso! Quanto mais "bonita e perfeita" a foto ou o vídeo, mais eu amo. Mas e o dia a dia? Desde então passei a acompanhã-la mais nos stories e estou amando a pessoa que ela é.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas